domingo, 27 de setembro de 2015

A Majestade, o Sabiá (1985)

A MAJESTADE, O SABIÁ

(Composição: Roberta Miranda / Interpretes: Jair Rodrigues e Chitãozinho & Xororó)




A música “A Majestade o Sabiá” foi um diferencial no cenário musical, porque uniu três dos grandes músicos brasileiros em um mesmo trabalho (Jair Rodrigues, Chitãozinho & Xororó) e apresentou ao Brasil, aquela que viria a ser eleita a Rainha da Música Sertaneja, a cantora Roberta Miranda, mas que até aquele momento apareceria apenas como compositora.

Não porque ela quisesse ser apenas compositora, mas para o momento, era o melhor que podia fazer, até que fosse reconhecida como grande interprete.

Roberta Miranda
Roberta Miranda começou sua carreira cantando em bares e boates. Cantava todos os estilos musicais, mas aderiu ao estilo sertanejo, porque segundo ela mesma, tratava-se de um estilo musical que tocava o seu coração. A música sertaneja fez parte de sua infância, pois a pedido de sua mãe cantava os clássicos, em especial músicas de Cascatinha & Inhana.

Na tentativa de tornar-se cantora profissional e gravar discos, Roberta Miranda sofreu preconceitos no meio artístico, porque as gravadoras diziam que mulher não vendia disco.

Seguindo o velho ditado que diz “Quem não é visto não é lembrado”, Roberta Miranda passou a frequentar os bastidores das gravadoras, se oferecendo para realizar qualquer tipo de trabalho, só para estar próximo aos artistas, a fim de aprender, divulgar suas composições e principalmente lançar um disco. Ela sempre teve a certeza de que quando alguém lhe desse uma oportunidade, ela faria sucesso. 

Capa do disco Mulher - 1985
Roberta Miranda é dona da sua obra, porém em 1985 houve um fato que incomodou a compositora. Roberta recebeu uma proposta financeira para ceder a autoria da composição da música “De Igual para Igual”. Ela não cedeu, apesar de estar passando por situação financeira difícil, porque tinha o sonho de ver seu nome sendo anunciando nas rádios. Persistente, encontrou a dupla Mato Grosso e Mathias que topou gravar a canção. O nome do LP onde foi gravado a música chamou-se Mulher e foi um marco na carreira da dupla, pois com ele ganharam seu primeiro disco de platina.

As músicas de Roberta Miranda são autobiográficas e em geral refletem o momento que a artista está passando. A música “A Majestade o Sabiá”, surgiu em um momento de extrema dificuldade e graças a ajuda de uma pessoa que viria se tornar sua grande amiga, Wanda Alves.

Wanda Alves era cabeleireira e Roberta frequentava o salão dela, com o objetivo de utilizar o telefone em seus contatos no mundo artístico. Nos bate-papos entre um corte de cabelo e fazer a unha, Roberta conquistou a confiança de Wanda.

Neste período, Roberta dividia um apartamento com uma amiga e passado algum tempo, esta amiga se mudou. Sem dinheiro para arcar com todo o custo do aluguel, Roberta foi literalmente despejada, com os móveis sendo colocados na rua. Vendo a situação, Wanda foi até a amiga e a convidou para morar com ela, até que ela tivesse novamente um lugar para ficar.

Neste período, Roberta foi presenteada por Wanda, com um Sabiá Fêmea que batizou com o nome de Marylin. Roberta se afeiçoou ao pássaro que acabou inspirando-a compor o grande sucesso “A Majestade, o Sabiá”.

A vida de Roberta se resumia a cantar à noite e quando não estava cantando, estava compondo e quando não estava compondo, circulava pelas gravadoras oferecendo suas músicas.

Numa de suas andanças, encontrou com Chitãozinho e Xororó, que naquele momento trabalhavam na gravação do disco Fotografia, e ofereceu-lhes a música “A Majestade o Sabiá”. Como já haviam fechado o repertório do disco, declinaram, mas disseram a ela, que um amigo deles que estava no estúdio ao lado, estava em busca de músicas para fechar o repertório do seu disco.

Esse amigo era Jair Rodrigues, que depois de 22 anos trabalhando pela gravadora Philips, se transferiu naquele ano para a gravadora Copacabana e trabalhava em seu disco de estreia.

Jair Rodrigues
Jair tinha uma carreira regular, mas o auge de seu sucesso aconteceu em meados dos anos 60. Neste período dividiu palco com a grande cantora Elis Regina (que este ano se estivesse viva completaria 70 anos), no programa O Fino da Bossa, da tv Record. Participou do 2º Festival da Música Popular Brasileira promovido também pela tv Record, interpretando a música Disparada, composta por Geraldo Vandré, que empatou no primeiro lugar com a música “A Banda”, composição de Chico Buarque e interpretada por Nara Leão.


O músico sempre foi muito eclético, mas após os anos 60, dedicou-se a gravar discos de Samba onde teve muito dos seus discos censurados, pois o governo militar considerava as letras das músicas subversivas.

Jair ouviu a música de Roberta e adorou. De bate-pronto aceitou gravar a música, porém com uma condição, a de que Chitãozinho & Xororó cantassem com ele. E assim foi feito.

A Majestade, o Sabiá foi gravado em 1985 e o disco que continha a música, chamado somente de Jair Rodrigues, vendeu mais de um milhão de cópias e credenciou Jair a participar do seleto grupo de interpretes da música sertaneja. Viria a gravar outros sucessos sertanejos, como “Vaqueiro de Profissão” em 1997, tema da novela Rei do Gado da Rede Globo.


Capa do Disco Jair Rodrigues - 1985
Jair Rodrigues continuou firme na carreira, lançando e relançando sucessos ao longo do tempo. Continuou fazendo shows constantemente e parecia uma criança no palco. Eu mesmo tive a oportunidade de vê-lo em uma de suas apresentações em 2012, do alto dos seus 73 anos, cantando de forma firme e alegre todos os seus grandes sucessos. Em fevereiro de 2014, foi homenageado no teatro, com o espetáculo Elis, A Musical, pelo ator Ícaro Silva, que o interpretou de forma magnifica e que teve como espectador o próprio Jair Rodrigues. Jair morreu em março de 2014 aos 75 anos vítima de um infarto.

Em 1986, Roberta finalmente conseguiu realizar seu sonho, lançou seu primeiro disco como cantora, obtendo grande sucesso. Chamado de “Roberta Miranda Vol. I” vendeu cerca de 1,7 milhões de cópias, com destaque para a música “São tantas coisas”, composta por ela mesma.


Capa do disco Roberta Miranda Vol. 1 - 1986
Suas composições parecem caber como uma luva para o gênero sertanejo, visto que as principais duplas sertanejas surgidos após o sucesso de Chitãozinho & Xororó no final dos anos 80, gravaram músicas de Roberta Miranda. Entre eles podemos citar Leandro & Leonardo, Zezé de Camargo & Luciano, Gian & Giovani, Cezar & Paulino, entre outros.

Roberta Miranda foi a quarta cantora brasileira que mais vendeu discos, ficando atrás somente de Rita Lee, Xuxa e Maria Bethânia. Foi aclamada pelo seu público com o título de Rainha da música Sertaneja.

Depois de quase 30 anos de carreira como cantora, mais de 20 discos gravados e cerca de 18 milhões de discos vendidos, a carreira de Roberta Miranda continua de “vento em popa”. Roberta tem sido presença constante na mídia, seja nas redes sociais dialogando com fãs, postando fotos e vídeos sobre seu dia a dia ou participando de programas de auditório ou de entrevistas na televisão.

Seu mais recente trabalho foi a gravação do disco “Roberta Canta Roberto” em 2014, cantando músicas compostas pelo Rei Roberto Carlos e pelo seu amigo Erasmo Carlos.

Em 2015, Roberta ganhou o prêmio de Melhor Cantora de Canção Popular, no 26º Prêmio da música Brasileira, que tem como conselheiros, personalidades ligadas à cultura brasileira. Entre eles destacam-se Gilberto Gil, João Bosco, Zuza Homem de Melo, José Mauricio Machline, Wanderléa, entre outros.


Fontes:
  • Programa De Frente com Gabi: Entrevista com Roberta Miranda – Nov/2014 (SBT)
  • Blognejo: Entrevista com Roberta Miranda – Ago/2015
  • Roberta Miranda Site Oficial – www.robertamiranda.com.br
  • Programa Todo Seu: Ronnie Von entrevista Roberta Miranda – Out/2013
  • Programa de Frente com Gabi: Entrevista com Roberta Miranda – Set/1998 (SBT)
  • Wikipedia – www.wikipedia.org.br



3 comentários:

  1. So tenho uma duvida o primeiro disco de ouro da dupla Matogrosso e Mathias nao foi a musica pedaço de minha vida em 1978?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lavinia,você tem razão. A música "De igual para igual", vendeu 600 mil cópias e garantiu a dupla o disco de platina. Correção feita. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  2. Texto maravilhoso sobre Roberta e sua trajetória. Que música linda!

    ResponderExcluir

Informe sua opinião, complemente as informações e sinta-se a vontade em participar e sugerir novos temas.