sábado, 5 de setembro de 2015

Fio de Cabelo (1982)

Fio de Cabelo

(Letra: Darci Rossi/ Música: Marciano / Interpretes: Chitãozinho & Xororó)




O sucesso da música Fio de Cabelo foi um marco na carreira da dupla Chitãozinho e Xororó, pois os projetou como artistas populares nacionalmente. Houve um aumento na contratação de shows (chegaram a marca de 295 shows no período de um ano), além de romper barreiras e preconceitos, pois ultrapassou os limites da quantidade de fãs da música sertaneja e até aquele momento, na mídia da época, a música sertaneja tocava apenas nas rádios AM e em horários alternativos (no período da noite ou de madrugada). Desde então, passou a ser veiculada nas rádios FM ao longo do dia, além de surgirem convites para se apresentarem em programas de televisão de grande sucesso.

Em 1986, vendo o potencial do gênero sertanejo, Silvio Santos convidou a dupla para apresentar um programa nas manhãs de domingo no SBT (antes do Programa Silvio Santos), chamado de Chitãozinho e Xororó Especial, que alcançava bons números de audiência e grande repercussão na mídia.


Programa Chitãozinho & Xororó Especial (1986)

Neste período dividiam espaço com RPM, Sidney Magal e Ritchie, que fazia enorme sucesso com a canção Menina Veneno.


Capa do disco 60 Dias Apaixonado (1979)
Mas nem sempre foi assim, a dupla esperou 8 anos, desde o seu primeiro disco (Galopeira – 1970), para alcançar o sucesso e receber seu primeiro disco de ouro em 1978. Neste meio tempo, pensaram até em encerrar a carreira por falta de dinheiro (nesta época o trabalho deles já era a principal fonte de renda da família).

Antes de “estourar” no Brasil inteiro com o novo sucesso, Chitãozinho e Xororó tinha conquistando seu público em dois outros discos: 60 dias apaixonado (1979), que os tornou conhecidos regionalmente, vendendo 180 mil cópias e Amante Amada (1981), que alcançou a marca de 400 mil cópias. Neste período, um disco de música sertaneja considerado bom, vendia em média 150 mil cópias, número este que a dupla já tinha superado.

Então o que aconteceu? Como foi que a dupla teve acesso a este clássico que revolucionou a história da música sertaneja?

Tudo começou com o início de uma amizade, que viria a render frutos para ambos.

O ano era 1976 e Darci Rossi (um dos compositores da música Fio de Cabelo), trabalhava como gerente do Banco GM, entidade financeira que financiava os carros da marca. Nesta época, um amigo o procurou acompanhado de Chitãozinho e Xororó, informando que a dupla estava interessada em realizar um financiamento para aquisição de um veículo. Darci que já conhecia o trabalho da dupla concedeu a autorização. Antes de se despedirem, Darci comentou com a dupla que gostava dos trabalhos dos compositores José Fortuna (compositor da Guarânia Índia, interpretada com grande sucesso pelo casal Cascatinha e Inhana, em 1952) e Goiá (compositor do hino da música Sertaneja Saudade de Minha Terra, sucesso nas vozes de Belmonte e Amarai, em 1966) e que escrevias poesias, então perguntou se eles não gostariam de conhece-las. Foi então que combinaram de visitá-lo em sua casa.


Darci Rossi
Na data marcada, analisando o trabalho de Darci, Xororó se encantou com o material produzido pelo colega, foi quando perguntou a ele se não havia interesse em colocar a letra em uma melodia que ele vinha trabalhando, mas que ainda não tinha nome. Darci alertou que nunca tinha feito nada parecido, mas Xororó o encorajou a tentar.

Desta experiência nasceu a música Querida, com letra de Darci Rossi e Música de Xororó, que fez parte do repertório do disco A força jovem da música sertaneja, lançado em 1977. Depois desta música, Darci tomou gosto pelas composições, tendo lançado inúmeras canções nos anos seguintes em parceria com Marciano (da dupla João Mineiro e Marciano).

Em 1981, após finalizar a letra da canção Fio de cabelo, Darci entrou em contato com o parceiro de composição Marciano, para lhe pôr a par da novidade e disse: “Acho que fizemos uma música que vai ser sucesso”.



João Mineiro e Marciano
Neste período, Marciano estava trabalhando no lançamento do disco Viciado em Você, gravado em parceria com João Mineiro (João Mineiro e Marciano faziam dupla desde de 1970, mas o sucesso só chegaria em 1986 com o lançamento do hit Seu amor ainda é tudo, de composição de Moacyr Franco). Como o disco já estava pronto, todo empolgado ele pensou em apresentar a canção à João Mineiro e se ele gostasse, guardaria para gravá-la no próximo disco o que ocorreria em seis meses. Porém a empolgação não durou muito, João Mineiro não gostou da música, pois na visão dele, o tema fugia do padrão que costumavam adotar em seu repertório.

Frustrado, decidiu oferecer a música a outro artista que se interessasse em gravá-la, foi quando a gravadora Copacabana, solicitou à Marciano uma de suas composições para compor o reportório do cantor Célio Roberto. Ele havia gravado a canção “Não toque essa música” que fazia certo sucesso na época, porém precisava de um novo hit. Marciano então apresentou ao cantor a canção Fio de Cabelo. Passados 15 dias, encontrou novamente o cantor e questionou se ele havia gostado da canção, mas surpreendeu-se ao saber que o artista nem havia escutado a música, alegando falta de tempo.

Numa nova tentativa, ele apresentou a música à dupla Valderi e Mizael, que também fazia parte do elenco contratado da gravadora Copacabana. A dupla adorou a nova música, porém a melodia não se encaixava com o estilo de voz deles, então liberaram Marciano para oferecer a canção a quem se interessasse.

Neste período José Homero, produtor musical de Chitãozinho e Xororó tomou conhecimento da música, por meio da dupla Valderi e Mizael, nos bastidores do programa Linha Sertaneja Classe A, apresentado pelo seu pai Zé Bettio nas manhãs da Rádio Record. Ele entrou em contato com Marciano pedindo autorização para gravá-la, pois Chitãozinho e Xororó estavam finalizando seu novo disco e faltava uma música para preencher o repertório. Marciano liberou imediatamente, pois já havia oferecido a música a três artista diferentes e nenhum deles haviam se interessado em gravá-la.


Chitãozinho e Xororó gostaram da canção, porém acharam que a música era muito longa e a reduziram durante o processo de gravação, além de adaptarem o arranjo e a harmonia. Devido a estas adequações, a música levou cerca de 12 horas para ser gravada.


Capa do disco SomosApaixonados (1982)
O nome do álbum onde a música Fio de Cabelo foi gravada se chamava Somos Apaixonados e foi lançado no final do ano de 1982, pela gravadora Copacabana. O disco foi chamado assim, porque apesar de gostarem muito da canção, acreditavam que a música que faria sucesso seria a música tema Somos Apaixonados, primeira do lado A. Mesmo assim, posicionaram a gravação de Fio de Cabelo como a segunda música do lado A.

O início dos anos 80 começava com grandes mudanças para o nosso País, pois atingia a metade do período conhecido como abertura política, onde o governo militar (que dominava o Brasil desde 1964), fazia o processo de liberalização do Regime. No ano de lançamento da música Fio de Cabelo, foi o primeiro em 18 anos que a população teve o direito de realizar eleições diretas para governadores, senadores, prefeitos, deputados federais e deputados estaduais (menos presidente). Para coroar, foi também ano de copa do mundo. Período que o povo viu uma das melhores seleções brasileiras em copa, porém não foi campeã, sendo eliminada pela Itália na segunda fase.

Na música internacional, este ano foi também o lançamento do disco Thriller de Michel Jackson, o álbum mais vendido da história. Atualmente este disco já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

O ano de 1983 se iniciava, e a canção Fio de Cabelo tornou-se um grande sucesso. Era executada em rádios FM em todo o país, projetando a carreira de Chitãozinho e Xororó no cenário musical nacional. Pessoas que não se interessavam pela música sertaneja, passaram a dar mais atenção ao gênero que se tornou popular. No período de um ano, o disco Somos Apaixonados alcançou a incrível marca de 1,5 milhão de cópias vendidas, superando em muito a expectativa da dupla, que em dois anos triplicou a quantidade de discos vendidos.


Contracapa do disco Somos Apaixonados (1982)

Os críticos musicais como Zuza Homem de Melo, dizem que a partir de Chitãozinho e Xororó e em particular com a gravação da música Fio de Cabelo, surgiu uma nova temática na composição da música sertaneja.

Com um público cada vez maior, a partir de então a dupla passou a investir mais na infraestrutura de shows, se inspirando até em apresentações de artistas internacionais.

Ao completar 45 anos de carreira em 2015, Chitãozinho e Xororó continuaram trabalhando a todo vapor e em janeiro deste mesmo ano, interpretaram as músicas de Tom Jobim sob o ponto de vista da música sertaneja, escolhendo músicas famosas de seu repertório como Águas de Março, mas dando preferência para as músicas onde a temática fosse a natureza. Este novo trabalho foi chamado de Tom do Sertão. 


Capa do disco Tom do Sertão (2015)

Fontes:


  • Livro: De caipira à universitário – A história do sucesso da música sertaneja – Edvan Antunes – Matrix Editora – 2012.
  • Site Oficial de José Fortuna - http://www.josefortuna.com.br
  • Documentário: Homenagem à Darci Rossi – TV Câmara Valinhos
  • Site SBTPedia - http://www.sbtpedia.com.br
  • BlogNejo- Entrevista exclusiva com Marciano – Dez/2014 - http://blognejo.com.br
  • Fonte: Wikipedia - https://www.wikipedia.org
  • Documentário – Nascemos para Cantar: Chitãozinho e Xororó – Dez/2010
  • Programa The Noite com Danilo Gentili (SBT) – Entrevista com Chitãozinho e Xororó – Abr/2015


2 comentários:

  1. A maior dupla de todos o tempos

    ResponderExcluir
  2. Tá aí uma dupla que revolucionou a música sertaneja que hoje reina absoluta.

    ResponderExcluir

Informe sua opinião, complemente as informações e sinta-se a vontade em participar e sugerir novos temas.