domingo, 4 de outubro de 2015

Chico Mineiro (1945)

CHICO MINEIRO

(Composição e Interpretação: Tonico & Tinoco)



Escrever sobre este tema é muito gratificante, pois me faz recordar a minha infância.

Quando eu era criança, tínhamos um disco de karaokê de músicas sertanejas e minha mãe, minha irmã e eu passávamos muito tempo cantando esta música.

Me faz lembrar também da minha avó, porque foi com canções de Tonico e Tinoco que ela passou a gostar de músicas sertanejas. Na sua infância e adolescência, minha avó trabalhava na roça e para o trabalho ser mais prazeroso, seu pai e seus irmãos passavam o dia cantando músicas da dupla.

Tonico e Tinoco foi a dupla que abriu as portas para que as pessoas conhecem a música caipira de raiz. Não desmerecendo os que vieram antes e depois deles, mas a dupla foi a primeira a ter grande projeção nacional.

Isto também se deve as inúmeras aparições em programas de rádio, a principal mídia de massa da época.

Rememorando o ditado que diz que “o sucesso é feito de 10% de inspiração e 90% de transpiração”, na vida da dupla o ditado não foi diferente. Por ser de origem humilde, passaram por algumas dificuldades na profissão que contados hoje em dia, se tornam histórias cômicas, mas que na época deu trabalho, pois no início da carreira, orientado por amigos, decidiram realizar apresentações em circos montados em bairros vizinhos e ficaram sem receber cachê.

O início da dupla

Tonico & Tinoco
Tonico e Tinoco é o apelido dos irmãos João Salvador Perez e José Salvador Perez. Nascidos em São Manuel-SP e Botucatu-SP respectivamente, cidades que ficam a cerca de 250 Km da capital paulista entre Sorocaba e Bauru.

Começaram a cantar quando Tonico com 10 anos e Tinoco com 6 anos, moravam em uma fazenda em Botucatu, local onde seus pais trabalhavam como empregados. No fim da tarde, ficavam observando os funcionários da fazenda, que voltavam do trabalho e vez ou outra lhes pediam para cantar em troca de um “Tostão”. Eles achavam bonito dois irmãos tão jovens, cantando de forma tão afinada.

Já na adolescência e início da idade adulta, eram convidados para animar as festas realizadas em fazendas vizinhas.

O transito entre estas fazendas não era muito simples, porque na época não havia ruas asfaltadas, muito menos iluminação pública, o trajeto em geral era feito a pé, sobre o chão de terra e sob a luz do luar.

Numa destas apresentações, devido à poeira da estrada, chegaram sujos ao local. Não tiveram coragem de aparecer na festa, então decidiram parar numa venda de beira de estrada. Pediram um copo d’agua, conversaram um pouco e quando iam deixando o estabelecimento, o dono perguntou se eles eram cantores. Fizeram sim com a cabeça e começaram a contar a ele sobre a situação, mas antes que terminassem, foram interrompidos pelo homem que pediu que eles cantassem.

Eles cantaram e entre uma música e outra chegava cada vez mais gente. No final, as pessoas que estavam na festa, foram para frente da venda, para ouvi-los cantar.

A primeira aparição como profissionais aconteceu na Festa de Aparecida de São Manuel, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Assunção Aparecida, em agosto de 1935.

A chegada a São Paulo e a vida na cidade grande

Antes da família se mudar para a capital paulista, tiveram uma passagem por Sorocaba-SP onde moraram por quatro anos.

Em 1941, chegam à São Paulo. No início, foram morar com uma das tias, numa casa de dois cômodos. Contando os tios e os primos, eram ao todo cerca de 20 pessoas sobre o mesmo teto. Algum tempo depois, conseguiram alugar uma casa de dois cômodos e se mudaram.

Sem muita alternativa de emprego, Tonico arregaçou as mangas e partiu para fazer o que sabia de melhor, comprou uma enxada e foi ser diarista nas chácaras do bairro de Santo Amaro. Em seguida, conseguiu um emprego numa tinturaria e tratou de levar o irmão junto. Dividiam seu tempo entre o trabalho e as cantorias.

Os amigos que fizeram na nova cidade gostavam de ouvi-los cantar e os incentivaram a participar de programas de rádio. Então se inscreveram para participar do programa de calouros comandado por Chico Carretel, na Rádio Piratininga.


Participação no programa de Chico Carretel
Neste período ficaram sabendo que o Capitão Furtado, apresentador do programa Arraial da Curva Torta estava promovendo um concurso para preencher a vaga de violeiro em seu programa. Em troca, a emissora premiaria o vencedor com a gravação de um disco e a divulgação de seu trabalho. A dupla se inscreveu e participou do concurso utilizando o nome de Irmãos Perez.

Capitão Furtado
Ganharam o concurso e a partir de então, passaram a fazer parte do elenco fixo da rádio, participando de programas e tendo suas músicas sendo divulgadas em toda a região. Foi o próprio Capitão Furtado que batizou a dupla como Tonico e Tinoco, pois considerava o nome Irmãos Perez muito europeu (herança do pai espanhol) e que não combinava com o estilo musical e o talento original que possuíam.

Algum tempo depois, a rádio Piratininga foi adquirida pelo grupo Diários Associados e passou a integrar a rede de rádios Tupi, numa ofensiva de seu proprietário, o Sr. Assis Chateaubriand, de montar uma poderosa rede de veículos de comunicação, ampliando assim o alcance e a divulgação do trabalho da dupla.

As primeiras apresentações e a gravação do primeiro disco

Porém, nem tudo eram flores e o salário que recebiam na rádio não era suficiente para sustentar toda a família, então Tinoco tratou de pensar numa forma de ganhar mais dinheiro.

Em conversa com alguns colegas da Rádio, Tinoco perguntou como eles faziam para complementar a renda, foi quando descobriu que eles faziam shows em boates. Tinoco foi até uma das casas indicadas e acertou tudo com o proprietário. Fariam quatro apresentações por semana.

Chegando em casa, contou a novidade para Tonico e logo passaram a trabalhar no repertório que apresentariam. Como nunca tinham cantado num lugar como aquele, não tinham ideia sobre quais músicas deviam interpretar.

Pensaram que o nome “boate” tinha algo a ver com “beata”, logo, pensaram se tratar de algum tipo de igreja. Até aquele momento, não tinham escrito ou mesmo cantado nenhuma música de tema religioso, então Tinoco pensou em declarar alguns versos falando sobre Jesus, como numa pequena oração, antes de cantar suas músicas.

No dia da apresentação, enquanto aguardavam sua vez, Tonico ia mentalmente falando os versos para não esquecer. Quando a cortina se abriu, Tonico pronto para declamar os versos levou um susto, porque a maior parte das pessoas estavam nuas no recinto. Na hora não sabia o que fazer e ficou ali parado, olhando para aquele mar de gente, sem acreditar no que estava vendo.

Na busca de um meio para conseguir fazer mais shows, o circo era uma opção, porém como não tinham sido bem-sucedidos, resolveram dar um tempo e passaram a fazer apresentações em estações de trem. A mecânica das apresentações era a seguinte:

  1. Chegavam perguntando para o público em volta se conheciam a dupla Tonico e Tinoco. Em seguida se apresentavam como os próprios e perguntavam se podiam cartar para eles;
  2. Após cantar umas três canções, corriam o chapéu em busca de algum trocado oferecido pela plateia;
  3. Finalizavam com mais algumas canções.
Fizeram isso por cerca de 20 anos, até que ganharam projeção e voltaram a fazer apresentações em circos. Naquela época, o valor pago era baseado em parte do arrecadado na bilheteria. Enquanto cantavam, ficavam de olho na quantidade de pessoas da plateia e mentalmente faziam o cálculo do percentual combinado. No final da apresentação, já tinham uma noção de quanto iriam receber.

Em 1944, empresariado pelo Capitão Furtado, foram convidados pela gravadora Continental a gravar o primeiro disco. O tipo de gravação seguia o formato 78 rotações, com uma música em cada lado do disco.

Como nunca haviam feito uma gravação, adotaram o mesmo processo de entonação de voz que utilizavam em suas apresentações, bem alto, pois sempre possuíram uma potência vocal muito grande.

Ao cantar a primeira música, ocorreu tudo bem, o problema aconteceu quando foram gravar a segunda. A música começava com um grande agudo e ao recitar o primeiro verso, a voz saiu tão estridente, que danificou o microfone. Como o processo de gravação naquela época era muito caro, se tornava inviável refazer a gravação e o disco saiu com apenas uma música de Tonico e Tinoco. O outro lado foi completado com a música de uma outra dupla que havia se desfeito e que a gravadora ficou com os direitos de publicação. Desta forma, pode-se se dizer que o primeiro disco de Tonico e Tinoco foi na verdade um “meio disco”.

O início do sucesso e a projeção nacional

Tonico e Tinoco participavam de programas de rádio, faziam shows em circos e clubes e já tinham alcançado certo sucesso entre o público sertanejo, porém ainda não haviam conquistado o sucesso em venda de discos e isso incomodava a gravadora, pois via como distante o retorno de seu investimento.

Então, após quatro gravações deram um ultimato a dupla, gravariam apenas mais um disco e caso este não emplacasse, o acordo seria desfeito.

Naquela época, a gravação de discos não era uma coisa que dava retorno financeiro para os cantores em geral, mas servia de divulgação do trabalho onde quer que fossem e isto preocupava a dupla.

Foi quando buscaram em seu arquivo de composições uma moda de viola que haviam escrito em 1942, logo que começaram a trabalhar na rádio Piratininga, a música Chico Mineiro.

A inspiração para a letra da música veio de uma história contada por Francisco Ribeiro, Porteiro da Rádio Piratininga e amigo da dupla. Baseada em fatos reais, contava a história dos irmãos Chico Mineiro e José Mendes, trabalhadores de roça, que viviam com sua família no estado de Minas Gerais.

Decidido a mudar de vida, o irmão mais velho José Mendes foi primeiro.  Pediu permissão aos pais e partiu para Goiás. Chico Mineiro bem mais novo que o irmão foi depois. Com o sonho de se tornar um tropeiro, ficou trabalhando no Estado de Minas Gerais mesmo.

Passados alguns anos, José Mendes conquistou dinheiro e fortuna, adquirindo uma tropa de mulas. O restante da história é contado na música.

Decididos a fazer sucesso, a dupla entrou em estúdio e gravou mais um disco no formato 78 rotações, com as músicas “Cortando Estradão” de um lado e “Chico Mineiro” do outro.

O disco teve grande repercussão em 1946 e a nova música caiu no gosto popular, fazendo com que a dupla que já era conhecida no rádio e nos shows de circo, se tornasse também um grande sucesso na venda de discos.

A agenda de shows aumentou e a dupla passou a fazer apresentações em lugares cada vez mais distantes.

O trajeto era feito de carro e em sua maioria por estradas de terra. Para se ter uma ideia da dificuldade que era realizar uma viagem, o trecho entre São Paulo e Bauru que hoje leva cerca de três horas, levava em média 14 horas.

Como não havia “paradas” como hoje (postos de gasolina com restaurante), estacionavam o carro em frente a alguma casa e perguntavam se não havia uma “comidinha” para eles. Se apresentavam como cantores, abriam o porta malas do carro e retiravam discos e fotos que eram distribuídos para os membros da família. Sacavam a viola e se punham a fazer um show particular para aqueles que os acolhessem.

Em 1951, ganharam do humorista Saracura (apelido de Oscar Pereira Rodrigues), animador e apresentador de programas de rádio, o slogan “A dupla coração do Brasil”, que resolveu batizá-los assim, porque tinham a capacidade de interpretar todos os ritmos regionais.

Porém em 1960, quase que o sonho teve um fim. Vítima de um quadro grave de tuberculose, Tonico foi submetido a uma cirurgia que o obrigou a ficar três anos e meio longe dos palcos. Nesta época, Tinoco pedia aos fãs que orassem pelo irmão e uma promessa foi feita a Nossa Senhora Aparecida. Pela graça alcançada, ergueriam uma capela em homenagem a Santa.



Com Tonico curado, conforme prometido, ergueram uma capela em Vila Diva na zona lesta da capital paulista, próximo ao local onde moravam.

Gravaram também a música “Aparecida no Norte” em homenagem a Nossa Senhora Aparecida:

                            "Já cumpri minha promessa na Aparecida do Norte
                             E graças a Nossa Senhora não lastimo mais a sorte
                             Falo com Fé: - Não lastimo mais a sorte
                            Já cumpri minha promessa na Aparecida do Norte. ”


Uma curiosidade: Foi a primeira dupla a gravar uma música religiosa em moda caipira.


Foto de inauguração da capela, em homenagem a Nsa. Senhora Aparecida - Vila Diva-SP

Ao longo dos anos, Tonico e Tinoco se tornaram artistas de muito sucesso, sendo figuras frequentes em todos os tipos de mídia (jornal, rádio e televisão).

Foram muito premiados pelas suas obras, e ganharam as maiores honrarias que haviam na época, o troféu Roquet Pinto, o troféu Impressa e o Prêmio Sharp de Música.


Tonico & Tinoco
Em 1994, Tonico morre após sofrer a queda de uma escada, no prédio onde morava. Encerrava assim uma parceria que durava cerca de 60 anos.

Tinoco ficou muito abalado com a morte do irmão e tinha decidido encerrar a carreira, mas analisando sua agenda de compromissos, viu que faltavam muitos shows para concluir. Como sempre foram muito profissionais, Tinoco decidiu honrar os compromissos, cantando sozinho.

Passado algum tempo, incentivado pelos amigos, resolveu cantar novamente, mas agora fazendo dupla com seu filho. A dupla chamou-se Tinoco & Toniquinho.

Em 2010 Tonico e Tinoco foram homenageados por Roberto Carlos, em show dedicado à música sertaneja. O projeto foi chamado de Emoções Sertanejas e teve a presença de Tinoco, comemorando seus 75 anos de carreira, recebendo das mãos de Chitãozinho & Xororó uma placa comemorativa.


Tinoco, cercado por Chitãozinho, Roberto Carlos e Xororó
Em 2012, morre Tinoco aos 91 anos, vítima de um ataque cardíaco, dando assim por encerrada a história da dupla que foi sinônimo de música caipira.

Em 60 anos de carreira, Tonico & Tinoco gravaram mais de 1.000 músicas em mais de 80 discos, tendo vendido no total mais de 150 milhões de cópias.

Fizeram sete filmes em toda a carreira. Sendo um deles, o filme "lá no Sertão", uma cine biografia sobre o inicio de carreira da dupla.

Apesar de gravarem tantas canções, ficaram mais conhecidos por interpretarem as músicas: Tristeza do Jeca (Composição de Angelino de Oliveira), Moreninha Linda (Composição de Tonico, Priminho e Maninho), Cana Verde (Composição de Tonico e Tinoco), Cabocla Tereza (Composição de João Pacifico e Raul Torres), Besta Ruana (Composição de Tonico e Ado Benatti), Chico Mineiro, entre outras.


Fontes:


  • Documentário Tônico e Tinoco, a Dupla Coração do Brasil – David Farias, Jones Mendes e Marcílio Marcondes;
  • Wikipedia.org.br;
  • Jornal SBT Brasil – Reportagem sobre a Morte de Tinoco – Maio/2015;
  • Especial TV Cultura – Tonico e Tinoco – 1973;
  • Globo Rural: Homenagem à Tonico e Tinoco – Maio/2012;
  • Artigo: Roberto Carlos Homenageia Tonico e Tinoco em show sertanejo – Site Terra – Mar/2010;
  • Blog: Recanto Caipira - www.recantocaipira.com.br;
  • Blog: O Teatro da Vida - http://oteatrodavida.blogspot.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sua opinião, complemente as informações e sinta-se a vontade em participar e sugerir novos temas.