domingo, 13 de setembro de 2015

Seu amor ainda é tudo (1986)

Seu Amor ainda é tudo

(Composição: Moacyr Franco / Interpretes: João Mineiro & Marciano)



O ano era 1987.

Moacyr Franco: compositor, cantor, ator, humorista e grande artista brasileiro, enfrentava momentos difíceis.

Após uma passagem pela política (eleito deputado federal pelo PTB paulista cumprindo mandato entre os anos de 1983 e 1987, teve entre seus projetos a proposta de lei da abertura de cotas para estudantes negros), tentava recomeçar sua carreira artística, porém sem o apoio da grande mídia (rádio e televisão) e sem acesso às gravadoras, que o tacharam com uma falha moral por ter se tornado parlamentar, decidiu colocar o “pé na estrada” e recomeçar.

Quase como um artista mambembe, acompanhado de apenas um músico, retomou sua carreira cantando “onde pudesse e recebendo o que dessem”. Moacyr Viajou o Brasil Inteiro, a bordo de uma Caravan Amarela, ano 1978, se apresentando em circos, clubes e bares.


Moacyr Franco
Em seus pensamentos, Moacyr se questionava sobre como havia deixado sua vida tomar aquele rumo e muitas vezes se via aos prantos. Não era nem sombra do artista de outras épocas quando nos anos 60 e 70 vendias milhares de discos, ganhava prêmios e se apresentava em programas de televisão, sempre com grande audiência.

Foi quando numa destas apresentações, Moacyr se viu numa situação que faria sua vida sofrer uma reviravolta.

Era domingo e Moacyr Franco se apresentava em um circo na cidade de Guarulhos (Estado de São Paulo). Era noite e chovia muito. O público era minguado e da onde estava, pelo olhar, conseguia contar a quantidade de pessoas que prestigiava seu show.

Ao término da apresentação, aquelas pessoas se aglomeram ao seu redor com o objetivo de tirar uma foto ou de conseguir trocar algumas palavras com o artista. Mas no estado de tristeza em que se encontrava, ele achava que aquelas pessoas estavam ali porque sentiam pena dele.

Foi quando surgiu ao fundo, uma figura alta, todo molhado pela chuva que caia lá fora. A pessoa se aproximou dele, se apresentou como José Marciano, cantor de uma dupla sertaneja e que estava interessado em gravar uma música de seu repertório.

Moacyr perguntou qual era o nome da dupla e o rapaz disse João Mineiro & Marciano. Ele nunca tinha ouvido falar da dupla, mas até aquele momento, seu conhecimento sobre o gênero sertanejo se limitava à músicos do passado ou dos que possuíam algum destaque na mídia.

Foi então que Moacyr questionou qual música a dupla gostaria de gravar, pois imaginou que seria algum dos seus grandes sucessos como Milagre da Flecha ou Balada N° 7 (que tinha como tema a vida do grande craque do Botafogo e da seleção brasileira Garrincha, que teve grande execução na mídia brasileira no ano de seu lançamento, 1971). Foi quando o rapaz mencionou que desejava gravar a música Seu amor ainda é tudo.

Moacyr questionou o rapaz sobre como ele tinha tomado conhecimento daquela música, pois nem mesmo ele se lembrava da letra da canção. Foi quando Marciano falou sobre a admiração pelo seu trabalho e disse que ouviu a música em um disco que pertencia a uma ex-namorada, onde a canção havia sido gravada (Compacto com as músicas Pedágio/Seu Amor ainda é tudo – 1982).

Ansioso, Marciano perguntou mais uma vez se o artista o autorizava a gravar. Moacyr disse sim. Trocaram números de telefone (naquela época ainda não haviam telefones celulares) e Marciano saiu saltitante e muito empolgado pela conquista. Do outro lado, Moacyr ficou só, pois as pessoas que o cercavam já haviam ido embora, restava ao artista continuar “tocando a vida” e se preparar para o próximo show.

O desejo de Marciano em gravar a canção era enorme, porém antes de pedir a autorização, o cantor havia feito alguns ajustes em partes da música, a fim de ajustá-la ao arranjo e harmonia que vinha trabalhando e adaptando-a ao estilo sertanejo romântico.

João Mineiro & Marciano
Marciano era compositor e dominava o assunto. Havia composto diversas músicas desde meados dos anos 70, além de já ter emplacado um grande sucesso em 1982, com a canção Fio de Cabelo, em parceria com seu grande amigo Darci Rossi, nas vozes de Chitãozinho e Xororó (clique aqui para ler esta grande história).

Mas desta vez era diferente, pois faria o papel de cantor e a muito buscava alcançar o sucesso. Desde 1974 ele fazia dupla com João Mineiro, cantor experiente que já havia participado de outras duas duplas (João Mineiro & Mulatinho e João Mineiro & Zé Goiás, entre o fim dos anos 60 e início dos anos 70), lançado diversos discos, porém apenas com pequenos êxitos.

O trabalho de produção do novo disco chegava ao fim, mas o trabalho de lançamento estava só começando. A música de Moacyr Franco faria parte do repertório do LP João Mineiro & Marciano – Vol 11 e a exemplo do primeiro grande sucesso de Marciano como compositor (Fio de Cabelo – 1982) a canção seria posicionada como a segunda música do lado A. Tudo conspirava para que o ano de 1987 fosse bem diferente dos anteriores na vida da dupla. 

LP João Mineiro & Marciano - Vol 11
Após um grande trabalho de divulgação na mídia, as músicas do disco passaram a ter enorme aceitação pelo público. Podia-se ouvir as músicas de João Mineiro & Marciano a qualquer hora do dia, no rádio e nos programas de televisão, com destaque para as canções Crises de Amor (composição de Marciano, Darci Rossi e José Homero), Whisky com Gelo (composição de Marciano e Darci Rossi) e a campeã de audiência: Seu amor ainda é tudo (composição de Moacyr Franco).

A música sertaneja havia se tornado um grande sucesso entre o público que dividia a atenção entre as músicas interpretadas por João Mineiro & Marciano e Chitãozinho & Xororó. Naquele mesmo ano, a dupla recebeu um convite de Silvio Santos para apresentar um programa sobre o gênero, nas manhãs de domingo no SBT. O programa foi chamado de João Mineiro & Marciano Especial, que além de tocar suas próprias músicas, também recebiam convidados que dividiam o palco com a dupla.

A carreira da dupla ia de vento em poupa, com agenda de shows cheia e apresentações marcadas em todo o Brasil. No período de um ano, o disco João Mineiro & Marciano – Vol 11, atingiu a marca de 2,5 milhões de cópias vendidas, marcando um novo recorde na história da música sertaneja. Desta forma, o gênero musical se consolidou como um grande filão comercial, que demonstrava qualidade e folego suficiente que se perpetuaria por muitos anos, inclusive com o surgimento de novas duplas.

Este período também foi muito especial para Moacyr Franco, pois além de receber pelos direitos autorais de sua canção, o artista ganhou novamente notoriedade na mídia, passando a ser convidado para participações em programas de televisão (principal mídia de massa na época, antes do advento da internet).

A busca por suas composições cresceu vertiginosamente, sendo solicitações feitas principalmente por artistas do gênero Sertanejo. Além de João Mineiro & Marciano (Seu amor ainda é tudo, Ainda ontem chorei de Saudade e Se eu não puder te esquecer), Moacyr cedeu suas músicas para outros artistas como Nalva Aguiar (Dia de Formatura), João Paulo & Daniel (Dia de Visita e Você não morre mais), Bruno & Marrone (Goiás é Mais), Cezar e Paulinho (Verdades de Pescador), Zezé de Camargo & Luciano (Milagre da Flecha) entre outros. Com o tempo, se transformou numa referência de sucesso para a música sertaneja.

Fontes:
  • Programa Alma Caipira com Dani e Danilo – Entrevista com Marciano – TV ARA Canal 31 UHF (Araraquara) – Fev/2012;
  • Programa Recanto Sertanejo – Entrevista com Marciano -  Tv SC - Mar/2014;
  • Quadro Rancho da Saudade – Programa Terra da Padroeira – Tv. Aparecida – Ago/2013;
  • Reportagem sobre o Velório de João Mineiro na EPTV - Filiada da Rede Globo – Mar/2012;
  • Programa de Frente com Gaby –Entrevista com Moacyr Franco – SBT – Nov/2011;
  • Entrevista Exclusiva com Moacyr Franco por José Nello Marques – Super Rádio Tupi AM de SP – Mai/2013 - https://www.youtube.com/watch?v=cgBunUci-RM;
  • Memória Globo – memoriaglobo.globo.com;
  • Entrevista com Moacyr Franco no Programa Coletiva de Imprensa – Cultura em Cena – https://www.youtube.com/watch?v=2bbNiIqbjB0
  • Entrevista com Moacyr Franco no Programa Jô Soares Onze e Meio – SBT - 1991
  • Entrevista com Marciano – Universo Sertanejo – Nov/2010 - http://universosertanejo.blog.uol.com.br/arch2010-09-19_2010-09-25.html

3 comentários:

  1. A gente conhece a música curte, mas não sabe o trabalho árduo que o artista tem para chegar ao sucesso, Parabéns Julio Costa pela informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Sou da mesma opinião e por isto procuro pesquisar e contar estas histórias, para que mais pessoas conheçam e possam dar valor na carreira destes artistas.

      Excluir

Informe sua opinião, complemente as informações e sinta-se a vontade em participar e sugerir novos temas.